top of page

Sabe por que é tão difícil manter o equilíbrio?

Atualizado: 24 de ago. de 2021

Dizem por aí que uma das coisas mais importantes dentro da alimentação é ter o dito equilíbrio. O problema é que ele é confundido com tudo, menos com o que de fato é. Ao mesmo tempo que muito se fala sobre isso, essa alimentação equilibrada é quase imaginária – vemos "todo mundo fazendo", sendo que no fundo ninguém sabe muito bem o que fazer (apenas segue o fluxo, que nos leva pra sei lá onde).


As definições são as mais variadas possíveis. A premissa básica aqui é a seguinte: o equilíbrio de que estamos falando não é sobre não cair. Mas sim, cair e dominar o que é preciso para levantar – de novo, de novo e de novo.


Mas afinal, por que é tão difícil? Porque você acredita que o equilíbrio deveria ser invariável, previsível, regular e contínuo. Mas na verdade, ele é muito variável, desconcertantemente imprevisível, nada regular e meio que descontínuo. Além disso, você acredita que basta encontrar a receita e tcharam – o bolo está feito.


Infelizmente, não existe receita pronta. Existe descoberta. E enquanto insistir em procurar o equilíbrio fora de si, só irá encontrar confusão. Ao invés de procurar um equilíbrio totalmente estático, comece a procurar algo real, alcançável um equilíbrio vivo.


A vida, por si só, é dinâmica e fluida. Não faz sentido procurar o que seja o extremo oposto disso. Por que seguir um equilíbrio igual ao dos outros se você é tão diferente de todos eles? Explore, teste, entenda o que funciona para ti. Sabe, no final das contas, qual é o equilíbrio perfeito? O seu.

6 visualizações0 comentário
bottom of page